Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de maio de 2010, 14h45

Sistema financeiro em debate

Por Redação

No próximo dia 10, será lançado o livro Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil, de autoria de Luiz Cláudio Marcolino e Ricardo Carneiro, numa parceria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e o Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Universidade Estadual de Campinas (Cecon-Unicamp). O lançamento será em seminário no qual ocorrerão debates sobre os temas com a presença de especialistas, do deputado federal Ricardo Berzoini, e do presidente do Sindicato.

Para falar um pouco sobre o conteúdo do livro, Fórum entrevistou o presidente do sindicato, Luiz Cláudio Marcolino:

Importância da obra
Desde 1992, o Sindicato tem discutido a mudança do sistema financeiro nacional. Entre outros pontos, a questão do crédito para o desenvolvimento, da ampliação do Conselho Monetário Nacional, reforma tributária, reforma sindical. Vários debates foram feitos também no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, do qual fiz parte. São propostas que devem ser discutidas por toda a sociedade. E o livro é importante para fomentar essa discussão sobre o que queremos para o futuro do país.

Crédito para o desenvolvimento
Você vive hoje num país que, mesmo com a redução da taxa de juros, ainda não há volume de crédito suficiente e barato para alavancar o desenvolvimento. Os bancos têm responsabilidade nessa ampliação, e o livro faz justamente o debate dessa questão e de alternativas como o microcrédito, o crédito direcionado etc..

Sistema financeiro
Falamos também do processo da automação do sistema financeiro, da sua produtividade, das metas abusivas a que os bancários são submetidos, das altas taxas cobradas dos clientes, do processo de terceirização e da necessidade de controle do fluxo de capital especulativo, para que o Brasil não venha passar pelo que vêm sofrendo a Europa e os Estados Unidos na crise financeira mundial.

Serviço:
Seminário “Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil”

10 de maio, das 9h às 17h

Hotel Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71, Centro, São Paulo

Inscrições pelo telefone (11) 3188-5208, ou pelo site www.spbancarios.com.br


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum