Sob temor de greve, Bolsonaro inclui caminhoneiros em vacinação prioritária

Presidente fez outras promessas à categoria, como zerar tarifa de importação de pneus, para evitar paralisação que vinha sendo preparada para próximo dia 1º

Divulgação da inclusão de trabalhadores de transporte no grupo prioritário de vacinação (Foto Reprodução Instagram)
Escrito en BRASIL el

Sob temor de que os caminhoneiros autônomos façam uma greve nacional no próximo dia 1º, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) incluiu a categoria no grupo prioritário na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Os caminhoneiros sempre foram fiéis apoiadores de Bolsonaro, que inclusive apoiou a paralisação que eles fizeram em 2018. Mas, neste momento, sua popularidade não é tão forte entre esses profissionais como já foi.

A informação foi divulgada nas redes sociais no governo federal. Além dos caminhoneiros, outros profissionais ligados a transportes foram colocados no grupo. São eles: portuários, incluindo trabalhadores da área administrativa, funcionários das companhias aéreas nacionais, funcionários de empresas metroferroviárias de passageiros e de cargas, funcionários de empresas brasileiras de navegação, e motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

Atualmente, estão sendo vacinados profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência em instituições e indígenas que vivem em aldeias. Numa próxima fase, devem ser imunizados idosos e, então, esses profissionais ligados ao transporte.

A preocupação com a greve já fez Bolsonaro anunciar na live desta quinta-feira (21) algumas medidas para agradar aos caminhoneiros. O presidente adiantou na manhã da quinta-feira, em suas redes sociais, que pretende zerar a tarifa de importação de pneus, além de diminuir o valor de pedágios.

Na live, ao lado do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ele ainda prometeu revisão da norma de pesagem, de forma a onerar menos o caminhoneiro, eliminação de atravessadores, facilitação do recebimento do vale-pedágio e substituição de vários documentos por um único, eletrônico, que permitirá transações por Pix.

Veja a publicação no Instagram com o anúncio.