Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h13

Sob protestos, Mahmoud Ahmadinejad vence no Irã

O atual presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, tinha 64% dos votos nas eleições presidenciais quando estavam contabilizados 94% dos votos. O principal adversário, Mir-Hossein Mousavi, conseguiu 32% e pede a anulação das eleições, que tiveram a participação de 82% dos inscritos. Os seus apoiadores envolveram-se em diversos confrontos com as autoridades após a divulgação dos resultados.

Esperava-se um resultado equilibrado, mas com 94% dos votos já apurados, a vitória de Ahmadinejad nas eleições presidenciais do Irã parece ter sido conseguida com ampla vantagem: o atual presidente conseguiu 64% dos votos, contra 32% do seu principal adversário, Mir-Hossein Mousavi. Votaram 46,2 milhões de pessoas.

Mussavi, que apresentava um projeto reformista e prometia maior liberdade, em particular para as mulheres e os jovens, contestou o processo eleitoral, tendo apresentado um protesto junto do "Conselho dos Guardiões", o orgão de poder iraniano que tutela e vigia as eleições. 

O candidato derrotado, que já exercera funções de primeiro-ministro, considera que se tratou de "uma farsa perigosa" e denunciou diversas irregularidades do processo eleitoral. De resto, logo após o encerramento das urnas, Mousavi tinha-se declarado vencedor das eleições, afirmando ter por base as informações prestadas pelos seus delegados nas mesas de voto.

Em Teerã registaram-se ao longo da noite e da manhã desta sábado vários enfrentamentos entre a polícia e os apoiantes de Mousavi, nomeadamente nas imediações do Ministério do Interior e da sede de campanha do candidato derrotado.

Com informações do Esquerda.net.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags