SP: A partir desta segunda a capacidade de atendimento do comércio sobe para 40%

Apesar da flexibilização, o centro de controle da pandemia de São Paulo afirma que o cenário da segunda onda não deve se repetir

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A partir desta segunda-feira (24) o comércio do estado de São Paulo poderá utilizar até 40% do seu espaço para receber cliente. Já a partir do dia 1º de junho, esse limite sobe para 60%. Além disso, no mês que vem o horário de funcionamento dos estabelecimentos também será ampliado. Dessa maneira, poderão funcionar até as 22h.

O novo horário de funcionamento valerá para todo o comercio, entre eles atividades religiosas, serviços em geral, restaurantes, salões de belezas, atividades culturais, eventos sociais e academias. Porém, os parques estaduais e municiais serão mantidos com o horário restrito, podendo receber público das 6h às 18h.

O coordenador executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, diz que pode haver aumento no número de casos nas próximas semanas, mas nada comparado à segunda onda do coronavírus

“Temos hoje cerca de 12 mil pessoas internadas em enfermaria. No pico, na pior fase, nós tínhamos 18 mil pessoas. É possível que dentro das próximas 2 ou 3 semanas a gente possa chegar até 13 mil pessoas internadas. Hoje temos no período em torno de 10 mil pessoas internadas em leitos de UTI", disse João Gabbardo.

Mesmo com a perspectiva de aumento no número de casos, Gabbardo afirma que um cenário como o ocorrido na segunda na onda não deve se repetir. "Tivemos no período mais dramático, 13 mil pessoas em leitos de UTI. Estamos projetando até no máximo as próximas quatro semanas chegar a 11 mil pessoas internadas e leitos de UTI. Então a gente tem uma previsão de um pequeno aumento que não vai chegar nem próximo do que tivemos na fase mais dura", disse Gabbardo.

.