SP confirma 3 casos de coronavírus com cepa do Amazonas

Instituto Adolfo Lutz concluiu sequenciamento genético de amostras; pacientes têm histórico de viagem ou residência em Manaus

Foto: Divulgação/Governo de SP
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (26), três casos importados de Covid-19-19 da nova cepa do novo coronavírus detectada no Amazonas.

A confirmação foi feita por meio de sequenciamento genético feito no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz. O vírus foi sequenciado a partir de amostras com resultados positivos de exames processados pelo Centro de Virologia. Elas foram retiradas de três pessoas que tiveram Covid-19 e passaram por atendimento em serviços da rede pública de saúde em São Paulo. Todas tinham histórico de viagem ou residência em Manaus.

Segundo a secretaria, os vírus sequenciados são da linhagem P.1 e possuem mutações em posições do gene que codifica a proteína spike (aquela que dá forma de coroa ao vírus, daí seu nome).

A pasta escreveu, em nota, que tais mutações poderiam estar associadas a um maior potencial de transmissão. Isso “apesar de ainda não haver comprovação científica de que esta variante seja mais transmissível em comparação a outras previamente identificadas”, destacou a secretaria.

Notícias relacionadas

Mutação do coronavírus no Amazonas leva mais jovens e crianças a quadros graves da Covid-19

Nova Covid-19 no Amazonas é mais rápida, grave e mata mais jovens

Para especialista dos EUA, mutação do vírus encontrada no Brasil pode se tornar “dominante”