SP deve iniciar vacinação contra Covid-19 em 15 de dezembro

Governo assinou acordo com chinesa Sinovac para fornecimento de 46 milhões de doses de vacina ainda neste ano

O vice-presidente da Sinovac, Weining Meng, assina acordo para fornecer a CoronaVac (Foto Governo do Estado de São Paulo)
Escrito en BRASIL el

Se tudo der certo, a vacina contra o novo coronavírus começará a ser aplicada no estado de São Paulo no dia 15 de dezembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo governador João Doria (PSDB), durante assinatura do termo de compromisso com a chinesa Sinovac Life Science para fornecimento de 46 milhões de doses da Coronavac até dezembro.

Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde: médicos, paramédicos, enfermeiros, técnicos que atuem em hospitais públicos e privados no estado, além dos funcionários de unidades de saúde.

O vice-presidente da Sinovac, Weining Meng , esteve no Palácio dos Bandeirantes para assinar o acordo do fornecimento das vacinas com Doria e com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. No valor de US$ 90 milhões, o contrato inclui, além do fornecimento das vacinas acabadas, matéria-prima para produção das vacinas no Butantan e transferência de tecnologia.

Tanto na China como no Brasil, os testes clínicos passaram a envolver voluntários com mais de 60 anos, grupo mais suscetível aos sintomas graves da Covid-19. A expectativa do Butantan é que os testes de eficácia da Coronavac sejam encerrados até o dia 15 de outubro.

Se o imunizante tiver sucesso na última etapa dos testes, o Butantan pedirá a aprovação emergencial do imunizante à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Covas disse que nesta quarta-feira os testes no Brasil atingiram 7 mil voluntários vacinados.   “Das vacinas contra o coronavírus com estudo clinico na fase 3 no Brasil, está é a mais avançada”, afirmou o presidente do Butantan.

O tom da coletiva foi todo de otimismo, levando em conta que os testes darão certo nos prazos previstos. Mas Doria alertou, quando questionado sobre como lidar com a ansiedade de quem quer tomar a vacina, que a imunização só será aplicada se for aprovada pela Anvisa.