SP vê 18% de alta em internações por Covid e cogita apertar medidas contra doença

Aumento de hospitalizações foi tanto na rede pública quanto na particular e estão relacionadas a aglomerações durante feriado de finados

Gráfico que mostra evoluções de internações hospitalares por Covid em SP (Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A média diária de internações devido à Covid-19 no estado de São Paulo, tanto em hospitais públicos quanto nos privados, aumentou 18% na semana passada em relação à semana retrasada. O número foi anunciado nesta segunda-feira (16) pelo governo estadual.

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que, se esses números continuarem subindo, ”medidas muito mais austeras e restritivas serão realizados, para continuarmos a garantir vidas”.

Os dados apresentados revelam que a média diária de novas internações passou de 859 na 45ª epidemiológica (a retrasada) para 1.009 na 46ª (a passada).

Segundo o secretário, esse aumento ocorreu após o feriado de Finados e se relacionam ao aumento de aglomerações naquele período e à “não vigilância das normas de segurança sanitária como distanciamento e uso de máscaras”.

“As pessoas estão flexibilizando muito. O movimento de pessoas na rua, o movimento de pessoas sem máscara pode levar a aumento de casos no estado”, disse José Medina, coordenador do centro de contingência para a Covid no estado de São Paulo.

Plano São Paulo

Com esse aumento, o governo retardou o anúncio de mudanças no Plano São Paulo para o dia 30 de novembro. A expectativa anterior era de que nesta segunda-feira a maior parte das regiões passasse à fase verde, em que se autoriza a reabertura de cinemas, teatros e museus. A capital já está nessa fase.

Segundo Gorinchteyn, os números disponíveis até permitiriam essa mudança, mas o governo optou por postergar a decisão para observar a evolução das internações e dos casos e óbitos por Covid-19.

Aliás, em relação ao total de diagnósticos confirmados da doença e mortes devido a ela, o estado teve estabilidade entre as duas semanas.

Questionado, o governador João Doria (PSDB) disse que é necessário ter medo do novo coronavírus. “As pessoas devem ter medo da Covid. Como a pessoa não vai temer um vírus que pode levá-la à morte?”, declarou.

Temas