Sputnik vai processar Anvisa por “espalhar informações falsas” sobre a vacina

A agência brasileira não autorizou a importação e uso emergencial da vacina russa e alega “falta de segurança sanitária”

Foto: PixaBay
Escrito en BRASIL el

A fabricante da vacina Sputnik V revelou nesta quinta-feira (29) que está abrindo uma reclamação legal por difamação contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por espalhar informações faltas sobre o imunizante russo.

Na segunda-feira (26), o vice-diretor de pesquisa científica do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, que produz o imunizante russo, rebateu crítica da Anvisa e afirmou que a Federação da Rússia realiza o controle de série de tudo que é produzido pelo Centro Gamaleya e por outros fabricantes. E, apesar da decisão da Anvisa de não recomendar a importação da Sputnik V, o governo russo vai manter o diálogo com o Brasil.

Sputnik diz que diretor de medicamentos da Anvisa admitiu erro e que agência não testou a vacina

Por meio das redes sociais oficiais da vacina Sputnik V, os responsáveis pelo imunizante russo publicaram uma aspa atribuída ao gerente de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa), Gustavo Mendes, onde Mendes teria assumido um possível erro da agência e de que eles não receberam amostras da vacina da Rússia para teste.

“Não recebemos amostras da vacina para teste … Então, precisa ficar claro, não fizemos teste para adenovírus replicado, teria dito Gustavo Mendes. Porém, o perfil da Sputnik V não dá fontes de tal declaração nem em que momento ela teria sido dada.

https://twitter.com/sputnikvaccine/status/1387756489729773568

Temas