Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de dezembro de 2016, 19h58

STF aceita denúncia e torna Renan Calheiros réu pela primeira vez

O senador é acusado de de pagar com recursos ilícitos pensão para uma filha entre 2004 e 2006.

Por Redação

Por oito votos favoráveis e três contrários, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovaram o recebimento parcial da denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O senador é acusado de de pagar com recursos ilícitos pensão a uma filha entre 2004 e 2006.

Essa é a primeira vez que Renan Calheiros se torna réu em ação penal no STF. A investigação sobre os pagamentos de pensão começou em 2007 e, à época, foi um dos motivos que levaram Renan a renunciar à presidência do Senado.

Como presidente do Senado, Renan tem a prerrogativa de ter sua situação discutida no plenário do Supremo Tribunal Federal. Por meio de uma nota, o presidente do Senado disse que recebeu a denúncia com “tranquilidade e que não há provas contra ele, apenas suposição”.

“O Senador Renan Calheiros recebeu com tranquilidade a decisão do STF e permanece confiante na Justiça. A aceitação da denúncia, ainda que parcial, não antecipa juízo de condenação. Ao contrário, o debate entre os ministros evidenciou divisão e dúvidas quanto a consistência dos indícios do Ministério Público, qualificados como precários por vários deles, inclusive por alguns que aceitaram a denúncia. Não há prova contra o Senador, nem mesmo probabilidades, apenas suposição”, escreveu.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum