O que o brasileiro pensa?
30 de junho de 2020, 20h57

STF deve derrotar Flávio Bolsonaro e enviar caso da ‘rachadinha’ de volta à primeira instância

Ministro Gilmar Mendes deve encaminhar o caso para decisão da 2ª Turma, onde haveria um consenso de que em processos como o do filho do presidente não cabe o foro privilegiado

Foto: Beto Barata/Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) deve sofrer uma derrota no STF Supremo Tribunal Federal na ação em que pede para ser julgado com foro especial no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, e não em primeira instância, no caso da rachadinha. A informação é da coluna da Mônica Bergamo, o jornal Folha de S.Paulo.

O caso foi distribuído nesta terça-feira (30) para o ministro Gilmar Mendes, que já encaminhou a ação para que o procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifeste. Mendes deve encaminhar a ação para ser examinada pelo colegiado da 2ª Turma do STF, da qual fazem parte também Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

De acordo com um ministro do STF ouvido pela coluna, há consenso no tribunal de que casos como o do filho do presidente Jair Bolsonaro devem tramitar em primeira instância.

Na semana passada, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio aceitou o pedido da defesa do senador para que a investigação sobre um suposto esquema de corrupção no antigo gabinete dele de deputado estadual, onde os salários dos funcionários seriam desviados, passasse a tramitar no Órgão Especial do TJ, e não mais na 27ª Vara Criminal.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum