
Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de São Bernardo do Campo anunciou o afastamento de Adenílson Vaz da Costa, que era subinspetor da Guarda Civil Municipal, devido ao seu comportamento em uma ação realizada na noite de domingo (22), registrada em vídeo e que teve grande repercussão nas redes sociais.
No vídeo, Vaz aparece extremamente enraivecido, questiona uma moradora que está filmando sua ação e grita com ela de forma bastante agressiva. Em seguida, tenta intimidá-la de outra forma: pegou o celular de outro GCM para tirar fotos da moradora.
Em outro momento do vídeo, o guarda aparece chutando e socando furiosamente a porta de aço de um bar, supostamente devido ao barulho que se fazia, que estaria acima do permitido. A cidadã que está filmando a cena, que diz ser moradora da vizinhança, tenta explicar a situação relacionada com o barulho, e acaba ouvindo mais insultos e gritos por parte de Vaz.
Em entrevista ao Diário do Grande ABC, lojistas de São Bernardo afirmaram que o comportamento agressivo do agora ex-guarda não ficou apenas no que foi visto no vídeo. “Ele chega descontrolado e a gente não consegue entender o que está acontecendo”, disse um comerciante. Outras testemunhas ouvidas pela matéria também dizem ter sido ameaçados de morte após fazerem denúncias sobre o ocorrido.
Outra reportagem, do portal UOL, mostrou que as páginas de Adenílson Vaz nas redes sociais revelam que ele é seguidor de grupos supremacistas brancos da Alemanha (como o movimento pagão Ásatrú) e dos Estados Unidos (Asatru Free Assembly). Também é fã do escritor australiano, Alexander Rud Mills, simpatizando do nazismo.