Taxa de transmissão do coronavírus indica pandemia em expansão pela 4ª semana no Brasil

Índice calculado pelo Imperial College de Londres na semana ficou em 1,08; com isso, cada 100 pessoas transmitem o vírus para outras 108 no país

Pela quarta semana seguida, a taxa de transmissão do novo coronavírus, chamada Rt e calculada pelo Imperial College de Londres indica que a pandemia está em expansão no Brasil. O índice semanal divulgado nesta terça-feira (26) ficou em 1,08. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o Sars-Cov-2 a outras 108.

Taxas acima de 1 indicam que a epidemia está em descontrole. Isso porque cada paciente passa a doença para mais de uma pessoa, o que aumenta a propagação do vírus. Quando elas ficam abaixo de 1, o crescimento da epidemia está mais controlado.

Além de calcular o Rt semanal, os pesquisadores do Imperial College calculam um intervalo em que a taxa de transmissão do Sars-Cov-2 pode variar na próxima semana. Isso é feito com base nas notificações de casos e óbitos de cada país. Para o Brasil, ele ficou entre 0,99 e 1,10. Ou seja, ao observar os dados de evolução de casos no país, os estudiosos avaliaram que a pandemia tende a continuar em expansão por aqui.

Na semana encerrada na segunda-feira (25), o instituto contabilizou 6.997 mortes devido à Covid-19 no Brasil. Houve alta em relação ao que tinha sido registrado nas duas semanas anteriores. Nos sete dias terminados em 18 de janeiro, haviam sido 6.786 óbitos. Já no período encerrado em 11 de janeiro, o número de vidas perdidas tinha ficado em 6.049.

Para essa próxima semana, os pesquisadores estimam que o número vá chegar a 7.540, podendo variar de 7.170 a 7.990.

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR