Taxa de transmissão do coronavírus indica pandemia em expansão pela 4ª semana no Brasil

Índice calculado pelo Imperial College de Londres na semana ficou em 1,08; com isso, cada 100 pessoas transmitem o vírus para outras 108 no país

Reprodução do novo coronavírus, com as proteínas spike, que dão uma aparência de coroa a ele (Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Pela quarta semana seguida, a taxa de transmissão do novo coronavírus, chamada Rt e calculada pelo Imperial College de Londres indica que a pandemia está em expansão no Brasil. O índice semanal divulgado nesta terça-feira (26) ficou em 1,08. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o Sars-Cov-2 a outras 108.

Taxas acima de 1 indicam que a epidemia está em descontrole. Isso porque cada paciente passa a doença para mais de uma pessoa, o que aumenta a propagação do vírus. Quando elas ficam abaixo de 1, o crescimento da epidemia está mais controlado.

Além de calcular o Rt semanal, os pesquisadores do Imperial College calculam um intervalo em que a taxa de transmissão do Sars-Cov-2 pode variar na próxima semana. Isso é feito com base nas notificações de casos e óbitos de cada país. Para o Brasil, ele ficou entre 0,99 e 1,10. Ou seja, ao observar os dados de evolução de casos no país, os estudiosos avaliaram que a pandemia tende a continuar em expansão por aqui.

Na semana encerrada na segunda-feira (25), o instituto contabilizou 6.997 mortes devido à Covid-19 no Brasil. Houve alta em relação ao que tinha sido registrado nas duas semanas anteriores. Nos sete dias terminados em 18 de janeiro, haviam sido 6.786 óbitos. Já no período encerrado em 11 de janeiro, o número de vidas perdidas tinha ficado em 6.049.

Para essa próxima semana, os pesquisadores estimam que o número vá chegar a 7.540, podendo variar de 7.170 a 7.990.