Technovation Programaê convoca brasileiras para desafio mundial de programação

Escrito en COLUNISTAS el

O Technovation Challenge é um desafio mundial para inspirar jovens meninas, na faixa etária entre 10 a 18 anos, a solucionar problemas reais e sociais usando tecnologia e empreendedorismo. O Brasil participa há três ano do programa, em 2014 foi representado por 67 times formados por brasileiras dos estados de Pernambuco, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

As mulheres são as maiores consumidoras de tecnologia, no entanto poucas participam de sua criação. O Technovation Programaê é uma ótima oportunidade para as meninas brasileiras participarem do Tecnovation Challenge 2015 e ainda:  Aproximar mulheres da produção de tecnologia; quebrar estereótipos machista; mostrar que a programação é ferramenta poderosa e uma  habilidade que pode/deve ser aprendida; empoderar a criatividade feminina através da programação para criarem soluções para os problemas reais e sociais, desde os mais simples até os mais complexos.

A primeira fase do desafio será a formação de times com até 5 meninas, cada time será auxiliado por uma mentora e coordenadora para desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema real. Para participar do Technovation Programaê não é necessário conhecimento prévio em programação, pois durante o desafio de 12 semanas elas irão estudar e aprender a criar protótipos de aplicativos usando a plataforma open source MIT App Inventor e desenvolverão um plano de negócios para lançar o aplicativo o mercado.

No final de abril, acontecerão apresentações regionais dos projetos em todos os países participantes do Tecnovation Challenge 2015, os critérios de avaliação dos trabalhos são originalidade, poder de alcance e transformação social. Ao todo quatro times serão selecionados para viajar ao Vale do Silício para apresentar seus aplicativos e planos de negócios para investidores na final mundial, o time vencedor concorrem ao prêmio de U$10.000 dólares e suporte para finalizar e lançar o aplicativo no mercado.

Os parceiros no Brasil são a Fundação Lemann e Fundação Tefônica. Empresas como Google, MIT Media Lab, Twitter e Dropbox são os parceiros internacionais.

As inscrições estão abertas para times, mentoras, coordenadoras e voluntárias e podem ser realizadas até o dia 28 de Fevereiro no site Technovation Programaêhttp://www.technovationchallenge.org/brasil/

Acompanhe as redes sociais do Blog Voz em Rede: Facebook | Twitter | G+