Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

“Tecnologia social é a ponte entre a necessidade e a solução do problema”

Na década de 70, o Movimento Contra a Carestia mobilizou 1,5 milhão de trabalhadores para reivindicar controle de preços, aumento salarial e política de emprego e renda. Uma das lideranças era Irma Passoni, à época professora do ensino estadual, moradora do Jardim Ângela. 

Foto: Arquivo pessoalArquivo Pessoal
Deputada federal por quatro legislaturas pelo PT, ela atualmente é gerente executiva do Instituto de Tecnologia Social (ITS), ela trabalha com a disseminação de metodologias de apropriação de conhecimento para buscar transformação social nas comunidades. A entidade desenvolveu uma metodologia, chamada de Desenvolvimento Local e Participativo, para fomentar ações coletivas de reivindicações e caminhos para solucionar problemas relevantes das comunidades. 

Nesta entrevista à Fórum, ela explica o conceito que norteia o trabalho do ITS, a trajetória que a levou para discutir a questão da tecnologia e do conhecimento, e cita exemplos em que a comunidade efetivamente se apropria do conhecimento acadêmico. 

Leia a primeira parte da entrevista: Informação qualificada para o enfrentamento
Leia a segunda parte da entrevista: Irma Passoni explica valores da tecnologia social


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags