Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de dezembro de 2016, 14h23

Terremoto de magnitude 7.6 atinge o Chile e provoca alerta de tsunami

As primeiras indicações é de que não há feridos ou vítimas do terremoto. As redes telefônicas e de internet foram mantidas, mas houve quedas de energia em algumas áreas, de acordo com a televisão local.

Por Agência France-Press

Um terremoto de 7.6 graus na escala Richter atingiu neste domingo o sul do Chile e provocou um alerta de tsunami em cinco regiões, ainda sem quaisquer vítimas ou dados relatados, segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

O terremoto ocorreu às 11h22 local (12h22 de Brasília), 67 km a noroeste da cidade de Melinka, na Ilha de Chiloé, localizada em frente à costa da região de Los Lagos (1.021 km ao sul de Santiago) a uma profundidade de 20 km, segundo o Onemi.

Um alerta de tsunami foi decretado para a área costeira das regiões afetadas e o Onemi pediu a evacuação das áreas costeiras da Região dos Lagos, bem como das praias nas regiões de Biobio, La Araucanía, Los Ríos e Aysén.

A chegada das primeiras ondas de tsunami foi estimada às 13h21(12h21 de Brasília) na costa da ilha de Chiloé, onde a evacuação de pessoas para um lugar mais alto começou.

“O terremoto nos pegou de surpresa quando estávamos tomando café da manhã e imediatamente saímos de casa pelo risco de tsunami”, relatou à televisão chilena um homem que  escapou com sua família para áreas mais elevadas.

As primeiras indicações é de que não há feridos ou vítimas do terremoto. As redes telefônicas e de internet foram mantidas, mas houve quedas de energia em algumas áreas, de acordo com a televisão local. O terremoto surpreendeu a população em pleno Natal, um dia em que todo o comércio está fechado.

O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo e tem implementado rigorosas regras para a construção civil resistente aos tremores. Em setembro do ano passado, um terremoto de 8.4 graus na escala Richter, seguido de um tsunami, abalou a região de Coquimbo, matando 15 pessoas. Em 2010, um outro terremoto de 8.8 também seguido de um tsunami, atingiu o centro e sul do país, deixando mais de 500 mortos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum