The Guardian trata caso do dinheiro nas nádegas como golpe em imagem de “anticorrupção” de Bolsonaro

Jornal inglês diz que governo de militar reformado tem sido afetado por escândalos e menciona a investigação sobre seu filho Flávio, no caso das rachadinhas

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) (Foto Jefferson Rudy/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

O jornal inglês The Guardian publicou nesta quinta-feira (15) uma reportagem sobre o caso do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), vice-líder do governo Bolsonaro no Senado, flagrado pela Polícia Federal com dinheiro escondido na cueca, inclusive no meio das nádegas.

O texto do diário do Reino Unido começa dizendo que o episódio é “outro golpe nos esforços de Jair Bolsonaro para se retratar como um cruzado anticorrupção”.

O texto do diário do Reino Unido começa dizendo que o episódio é “outro golpe nos esforços de Jair Bolsonaro para se retratar como um cruzado anticorrupção”.

A matéria segue descrevendo o caso, incluindo os detalhes de que algumas notas estavam sujas de fezes. Ela cita o relato da Revista Crusoé sobre o caso, de que “foi um cenário de considerável constrangimento”.

A operação que flagrou Chico Rodrigues com o dinheiro na cueca foi conduzida pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14) e investiga desvio de recursos destinados ao combate à Covid-19. A cena foi protagonizada quando os policiais faziam buscas na casa de Rodrigues, na capital de Roraima, Boa Vista. O jornal inglês destaca que o senador não deu nenhuma explicação para o conteúdo de sua cueca, mas que negou qualquer irregularidade. E reproduz sua declaração: “Tenho um passado limpo e uma vida respeitável. Nunca me envolvi em nenhum tipo de escândalo”.

Na análise do Guardian, o governo do “presidente de extrema direita do Brasil”, como chamam Bolsonaro, “tem sido afetado por escândalos, incluindo suspeitas de que um de seus filhos políticos, Flávio, presidiu uma antiga rede de corrupção”, escreveu. “Flávio Bolsonaro negou essas afirmações”, completou.

O jornal fez questão de reproduzir a declaração do titular do Planalto dada horas antes do episódio envolvendo seu vice-líder no Senado, dizendo: “Não acredito que haja [corrupção] em meu governo”. E que ele ameaçou “desferir um chute no pescoço” – como o diário traduz a voadora prometida por Bolsonaro -  de qualquer político fraudador.

Hashtag #PropinaNaBunda com tradução

Em sua reportagem, o Guardian também destacou memes e hashtags feitas nas redes sociais a partir do caso.

O jornal escreveu que os brasileiros compartilharam a notícia com a hashtag #PropinaNaBunda – ele reproduz a expressão em português e faz a tradução para o inglês entre parênteses. 

E ainda cita: “Muitos sugeriram que o achado seria lembrado ‘nos anais da história’.”