Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de janeiro de 2020, 19h29

Torcidas organizadas chilenas se unem em protesto por assassinato de torcedor pela polícia

O caso de Jorge Mora, torcedor colocolino atropelado por um caminhão policial na terça-feira enquanto se manifestava, levou as organizadas dos seis clubes de maior torcida do Chile a se unirem para protestar contra a violência policial

"Perdemos muito tempo brigando entre nós", diz a faixa que convoca a manifestação unificada entre as torcidas organizadas do Chile. (Foto: Twitter)

Nesta sexta-feira (31), as torcidas organizadas dos seis clubes mais populares do Chile se uniram em prol de um interesse comum.

A morte de Jorge Mora, torcedor do Colo-Colo que foi atropelado na terça-feira (28) por um caminhão dos Carabineros (polícia militarizada chilena), levou os principais líderes das organizadas a se reunirem já no dia seguinte, e organizar essa manifestação em conjunto, para repudiar o ocorrido esta semana e a violência policial contra as torcidas de uma forma geral.

“Perdemos muito tempo brigando entre nós”, é o que diz o cartaz que foi espalhado pelas ruas de Santiago, e também pelas redes sociais, para convocar a manifestação desta sexta, na Praça da Dignidade (nome da antiga Praça Itália, rebatizada pelo povo a partir da revolta social de outubro), que começou às 18h.

Participarão do evento as torcidas organizadas do Colo-Colo (Garra Blanca), Universidad de Chile (Los de Abajo), Universidad Católica (Los Cruzados), Wanderers de Valparaíso (Los Panzers), Cobreloa (Los Zorros del Desierto) e Unión Española (Furia Roja) – na ordem das mais numerosas torcidas do Chile.

A morte de Jorge Mora aconteceu na terça-feira, quando um grupo de torcedores colocolinos se manifestavam após a vitória do Colo-Colo contra o Palestino (3×0), pela primeira rodada do Campeonato Chileno de 2020. Mora foi atropelado por um caminhão da polícia que avançou contra os torcedores.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum