Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de novembro de 2016, 10h16

Tragédia Anunciada: veja reportagem em quadrinhos sobre o desastre ambiental de Mariana

O tempo parou em Bento Rodrigues: um estrondo e nada mais se movia no tempo que dava ritmo à vida dos moradores.

O tempo parou em Bento Rodrigues: um estrondo e nada mais se movia no tempo que dava ritmo à vida dos moradores.

Por Guilherme Weimann, Rafaella Dotta, Vitor Teixeira*

A reportagem em quadrinhos “Tragédia Anunciada” traz fragmentos do maior crime ambiental ligado à mineração do mundo, acontecido há um ano na cidade de Mariana (MG). 663 quilômetros de lama e vidas destruídas foram os resultados do rompimento da barragem de Fundão, que é visto como crime pelas famílias atingidas e por organizações que trabalham diariamente com o caso.

As ilustrações trazem quem são os moradores de Bento Rodrigues – as primeiras vítimas do desastre, as relações entre Samarco e governos, e algumas das consequências vistas até hoje. Mostra também uma nova etapa da tragédia: a construção do dique S4, barragem que irá alagar definitivamente a comunidade de Bento Rodrigues para aumentar a capacidade de estocagem de rejeitos de minério da mineradora Samarco.

Mariana - Guilherme Weimann, Rafaella Dotta, Vitor Teixeira


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum