TRE-MG rejeita pedido do PSDB para investigar Pimentel

Tribunal julgou improcedente por unanimidade o pedido de cassação do registro da candidatura do governador mineiro. Ação foi ajuizada pela coligação Todos por Minas, derrotada nas eleições de 2014

Escrito en POLÍTICA el
Tribunal julgou improcedente por unanimidade o pedido de cassação do registro da candidatura do governador mineiro. Ação foi ajuizada pela coligação Todos por Minas, derrotada nas eleições de 2014 Por Redação Na noite desta terça-feira (7), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) julgou, por unanimidade, como improcedente o pedido de investigação eleitoral em relação ao governador do estado Fernando Pimentel (PT). A coligação Todos por Minas, que tinha como candidato a governador Pimenta da Veiga (PSDB), havia ajuizado a ação alegando abuso de poder político por meio do uso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A ação tinha como objetivo a cassação dos registros da candidatura de Pimentel e de seu vice, Antônio Andrade. A denúncia da coligação tucana foi feita a partir de um vídeo no qual o deputado estadual Durval Ângelo agradece aos "petistas dos correios" pela "vitória do Fernando Pimentel" e pela "vitória da Dilma" em Minas Gerais. O procurador do Ministério Público Eleitoral mineiro, Patrick Salgado Martins, já havia manifestado, por escrito, pela improcedência da denúncia, antes do julgamento. De acordo com o desembargador e relator do processo, Paulo Cézar, não houve "provas que comprovassem, de qualquer forma, o abuso do poder, a utilização dos Correios na campanha de Pimentel ou prejuízo da candidatura de Pimenta da Veiga em virtude da conduta dos Correios".

Em nota, o PT-MG disse "repudiar as reiteradas tentativas do PSDB, e seus aliados, de incriminar o PT, o Governador Fernando Pimentel e o deputado Durval Ângelo, eleitos democraticamente". De acordo com o texto, "o apoio recebido dos trabalhadores dos Correios nesta e em outras eleições é resultado da luta contra a privatização da empresa. São cidadãos que exercem o direito constitucional de se engajarem politicamente, conscientes do modo tucano de privatizar, a exemplo do que ocorre hoje com a tentativa de entregar as reservas de petróleo do Pré-sal ao capital estrangeiro".

O advogado da coligação Todos por Minas, Rodolfo Viana, afirma que vai recorrer da decisão após a publicação do acórdão.

Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG