Trump diz que 'gravidade' do coronavírus fez com que mudasse de tom

EUA tem mais de 200 mil infectados e quase 4.500 vítimas fatais. Presidente voltou a citar caso de amigo que entrou em coma

Trump olha projeções de mortes por coronavírus em coletiva na Casa Branca (Foto: Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O presidente Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (1) que mudou o tom de suas declarações sobre coronavírus quando percebeu a “gravidade” da pandemia.

No início de março, Trump chegou a publicar no Twitter que a gripe comum matava mais do que a covid-19 e nem por isso todos ficavam de quarentena. Uma argumentação logo replicada pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que ainda insiste na campanha de minimizar o risco do coronavírus.

“A gravidade (que me fez mudar). Eu também penso e, olhando para esse caminho, é tão contagioso. Ninguém nunca viu nada parecido com isso, onde grandes grupos de pessoas de repente, apenas por estarem na presença de alguém, pegam”, disse Trump, durante a coletiva diária da força-tarefa montada para combater a pandemia nos EUA. O país hoje é um dos mais atingidos.

O presidente também foi questionado sobre um amigo pessoal que está com coronavírus. Ele está em coma a Trump já mencionou o caso em outras coletivas. A situação próxima também teria contribuído para mudar o posicionamento do presidente.

“Também a violência disso. Se atingir a pessoa certa, ela pode sofrer problemas graves. E meu amigo era a pessoa certa”, afirmou Trump. “Isso o atingiu muito forte. Mas ele é mais velho. Ele é mais pesado e é uma espécie de exemplo para o que estamos falando. E isso o atingiu com muita força”, lamentou.

Ontem, a força-tarefa do coronavírus alertou que as mortes no país devem ficar entre 100 e 200 mil.  No balanço divulgado hoje, o país tem 203,6 mil casos confirmados e 4.476 vítimas fatais.