TSE nega pedido de cassação do governador do DF

Ibaneis Rocha era acusado de compra de votos por prometer, durante a campanha, reconstruir casas com recursos próprios

Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) (Foto: Renato Alves/Agência Brasília)
Escrito en BRASIL el

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nesta quinta-feira (27), o pedido de cassação feito contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O político era acusado de compra de votos, abuso de poder econômico e promessas eleitoreiras. Ele foi inocentado por unanimidade. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) já havia absolvido o político.

O processo foi aberto a pedido do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e de Fátima Souza (Psol). Eles se basearam em uma promessa feita por Ibaneis durante a campanha de reconstruir casas em uma colônia agrícola com recursos próprios.

A promessa foi feita em um discurso na colônia. Ele disse que usaria seu próprio dinheiro as casas que haviam sido derrubadas no local pelo governador anterior. As construções estavam em área de proteção ambiental, com ocupação irregular do solo. Ibaneis ficou conhecido como um candidato milionário, por ter declarado à Justiça Eleitoral patrimônio de R$ 94 milhões. Segundo o entendimento do TSE as promessas foram “genéricas e abstratas”. Além disso, em seu voto, o relator, ministro Og Fernandes, destacou que nenhuma promessa chegou a ser efetivada, pois ninguém se identificou para o candidato com nome, telefone e endereço ou informou que suas casas tinham sido derrubadas. “Sendo assim, não há prova de que, além do discurso, tenha ocorrido transferência concreta de recursos aos eleitores”, opinou.