Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de setembro de 2017, 18h29

Tucano que votou a favor de Temer na primeira denúncia será o relator da segunda

“Isenção” foi um dos critérios para a escolha de Bonifácio Andrada (PSDB-MG) como relator para analisar a segunda denúncia de Temer na Câmara. Presidente da CCJ, que o escolheu, disse que não sabia como Andrada votou na primeira denúncia

Por Redação

A análise da denúncia por organização criminosa e obstrução da justiça de Michel Temer na Câmara já tem relator. Será Bonifácio Andrada (PSDB-MG). Na votação da primeira denúncia de Temer – por corrupção – que foi barrada pela casa, Andrada se posicionou favoravelmente ao presidente – ou seja, votou para barrar a denúncia.

A escolha do tucano, nesta quinta-feira (28), foi do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), que é do mesmo partido de Temer. Segundo ele, os critérios para a escolha do relator foram “conhecimento jurídico, capacidade técnica e isenção”.

Ao G1, no entanto, Pacheco revelou que não procurou saber da “imparcialidade” de Andrada, já que mal sabia como tinha votado o tucano na primeira denúncia contra Temer.

“Não necessariamente quem votou ‘sim’ votaria ‘sim’ agora e quem votou ‘não’ votará ‘não’. Há uma nova realidade. Confio na experiência do deputado Bonifácio para tratar essa denúncia com a especifidade que ela tem”, disse.

Caberá a Andrada agora formular um parecer a favor ou contra a denúncia da procuradoria-geral da República (PGR). Esse parecer será analisado pela CCJ e, depois, pelo Plenário da Casa, que é quem decidirá se encaminha novamente a denúncia para o Supremo Tribunal Federal (STF). Para isso, são necessários 342 votos favoráveis ao processo.

De acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a denúncia deve ser votada até 22 de outubro.

Michel Temer é o primeiro presidente da história do país a ser denunciado por corrupção, organização criminosa e obstrução em pleno exercício do mandato.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum