Nassif e Ramonet debatem a explosão do jornalismo

Evento do Barão de Itararé discute os desafios da comunicação na era digital e lança livro do jornalista espanhol

Nassif e Ramonet debatem o novo jornalismo na era da internet (Foto: Reprodução)
Escrito en MÍDIA el

Luís Nassif e Ignacio Ramonet discutem os desafios da comunicação na era digital nesta quinta (10), às 19h. Assista aqui e utilize a hashtag #TVFórum no Twitter

Da Redação [caption id="attachment_33117" align="alignright" width="384"] Nassif e Ramonet debatem o novo jornalismo na era da internet (Foto: Reprodução)[/caption]

A TV Fórum vai transmitir debate promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. O sociólogo e jornalista espanhol Ignacio Ramonet discute os desafios e as transformações da comunicação na era digital, a crise dos monopólios midiáticos e os horizontes da comunicação alternativa frente a esse contexto. Ao lado do jornalista e blogueiro Luis Nassif, Ramonet lançará e discutirá as questões presentes em seu último livro: A Explosão do Jornalismo - da mídia de massas às massas de mídia (Editora Publisher). A atividade terá início às 19h e acontece no auditório da sede do Barão de Itararé, em São Paulo.

Fundador de Le Monde Diplomatique, Ramonet tem como uma de suas marcas a crítica ao papel político conservador desempenhado pelos grandes conglomerados de comunicação. Ao longo de sua vida acadêmica e profissional, produziu inúmeros livros e artigos tratando, entre outros temas, da falta de democracia no cenário midiático - o que ele também chama "a tirania da comunicação".

Em sua obra mais recente, porém, Ramonet aborda o potencial democratizante das ferramentas digitais e do ambiente da Internet para o florescimento da comunicação contra-hegemônica, fundamentada nos princípios da diversidade e da pluralidade informativa. Além disso, ele também reflete sobre os paradigmas enfrentados pela mídia tradicional na atualidade. Na ocasião, o sociólogo aproveitará para lançar oficialmente o livro no Brasil e discuti-lo com uma das principais figuras da blogosfera progressista brasileira.

Leia também:
A explosão de vozes do jornalismo