Twitter derruba vários perfis de esquerda no 7 de setembro

Para Claudia Gibril, do Coletivo Estrela, trata-se de uma "censura e intenção óbvia” de calar os militantes progressistas

Escrito en REDES SOCIAIS el

Ativistas de esquerda que usam as plataformas digitais como ferramenta de trabalho, tiveram as suas contas suspensas pelo Twitter no 7 de Setembro, quando iriam disputar a narrativa dos atos com os grupos bolsonaristas.

Claudia Gibril, do Coletivo Estrela, revela que ao descobrirem que dois perfis de seu grupo tinham sido suspensos, também começaram a ser notificados de que outras contas de esquerda também tinham sido derrubadas pela plataforma.

"Eles fazem ativismo conosco e também perderam as suas contas e tentamos buscar entender o que se passava, quando fomos fazer o recurso no Twitter não havia uma razão, e nós cumprimos sempre as normas”, critica Gibril.

De acordo com a ativista, as contas que foram derrubadas cumprem as normas, não utilizam palavras inadequadas e “nenhum tipo de ferramenta que não esteja dentro das regras".

Uma das respostas enviadas pelo Twitter aos administradores das contas é que o bloqueio se deu por conta de spam (publicação em massa), porém, Claudia afirma que é estranha tal alegação, visto que as contas afetadas não praticam spam e nem utilizam robôs.

A militante também não acredita em coincidência - 7 de Setembro - e que pode ter acontecido uma denúncia em massa dos perfiz derrubados.

"É muito estranho que num momento histórico como este, onde as redes sociais e no caso do Brasil principalmente, o Twitter tenha ganho um espaço de suma importância nas disputas eleitorais, as nossas arrobas sejam suspensas pelo próprio Twitter sem uma razão clara. É censura, uma intenção obvia de nos calar", critica Gibril.

Neste momento, os grupos e militantes que tiveram as suas respectivas contas suspensas estão organizando uma ação coletiva e tentado o diálogo com o Twitter.

Os perfis derrubados pelo Twitter são: @leocosts, @jesusalima, @forabolsonarob, @zeluizoficial, @Pandora, @ArticulaRedes, @RolicaRebelde, @estrelacoletivo, @estrelatuita, @Maritelivre, @VermelhaSim, @IneditaBrasil, @conexaopetista e @PtMaria13.