Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de janeiro de 2014, 19h03

UE sinaliza que vai negociar pacto comercial com Cuba

O avanço só foi possível porque República Checa e Polônia retiraram o veto ao acordo. A Alemanha pretende "observar" a questão de direitos humanos na ilha

O avanço só foi possível porque República Checa e Polônia retiraram o veto ao acordo. A Alemanha pretende “observar” a questão de direitos humanos na ilha

Por Redação

Raúl Castro e Cuba podem ser procurados pela UE para negociar acordo comercial (Foto Roosewelt Pinheiro/ABr)

Segundo a agência France Presse, a União Europeia aprovou, nesta quarta-feira (29), os trâmites burocráticos para negociar um acordo comercial com Cuba.

A informação foi passada à agência francesa por um diplomata. As negociações devem começar em fevereiro, se o acordo for aprovado no Conselho de Relações Exteriores do bloco.

O avanço só foi possível porque República Checa e Polônia retiraram o veto ao acordo. A Alemanha, crítica do regime cubano, vinculou sua aprovação a um fortalecimento da observação à questão de direitos humanos na ilha.

Para o diplomata holandês, Frans Timmermans, que visitou Havana no começo de janeiro, “é tempo da UE atualizar suas relações com Cuba, com base no que está acontecendo aqui.” 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum