?Última parada - 174?, de Bruno Barreto, vai concorrer a vaga no Oscar

Escrito en NOTÍCIAS el

O filme Última Parada 174, do cineasta Bruno Barreto, foi selecionado hoje (16) pelo Ministério da Cultura e vai disputar com produções de outros países uma das cinco vagas para concorrer ao título de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2009. O anúncio foi feito pelo secretário do Audiovisual do Minc, Silvio Da-Rin.

No Brasil, o filme estréia durante o Festival do Rio, que começa no próximo dia 25. Um dos requisitos para a seleção é que os filmes tenham sido lançados no país entre 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro deste ano.

Os filmes que irão concorrer ao Oscar serão anunciados em 22 de janeiro de 2009. A premiação está prevista para fevereiro.

O filme "Última parada - 174"foi escolhido para representar o Brasil no Oscar pelo júri formado pelo Ministério da Cultura (MinC). A produção dirigida por Bruno Barreto vai disputar com representantes de outros países uma das cinco vagas para concorrer a melhor filme estrangeiro em 2009.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 16, no Rio, pelo secretário do Audiovisual Silvio Da-Rin.

Segundo o júri especializado, a decisão não foi unânime: foi consensual. Para a comissão, este é o melhor filme entre os 14 pré-selecionados. Os jurados não ficaram preocupados com as preferências da Academia de Artes Cinematográficas e escolheram "Última parada - 174" pelo fato de o filme ser o melhor entre os concorrentes nacionais por "retratar questões contemporâneas do Brasil com um tema apaixonante".

"Última parada" fez estréia mundial no Festival de Toronto na semana passada e será lançado no Brasil na abertura do Festival do Rio em 25 de setembro. "Última parada - 174" reconstitui a história de Sandro do Nascimento, jovem que ficou famoso por manter vários reféns em um ônibus na Rua Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 2000.

Veja o trailer