Últimas palavras de paciente com Covid-19 nos EUA: “Quem vai pagar por isso?”

Frase foi compartilhada por enfermeiro há seis meses. Hoje, ele se diz chocado com o fato de nada ter mudado

Foto: Arquivo Pessoal
Escrito en CORONAVÍRUS el

O enfermeiro de Nova Iorque Derrick Smith chocou os Estados Unidos ao compartilhar em suas redes sociais as últimas palavras de um paciente vítima da Covid-19 antes de ser intubado: “Quem vai pagar por isso?”

O fato aconteceu há seis meses, quando casos de Covid-19 na cidade estavam aumentando e as ruas ecoavam com o som constante de sirenes de ambulância.

Nos EUA, o acesso a cuidados de saúde não é garantido e Derrick tocou em um ponto frágil. Nesta quarta-feira (7), Derrick se diz chocado com o tão pouco o país fez para lidar com os custos de saúde durante uma pandemia global.

Em parte, porque ele viu pacientes da Covid-19 temerosos do eventual preço do atendimento deixarem seu hospital contra o conselho dos médicos.

Smith disse ao The Guardian que a inação foi “provavelmente a parte mais perturbadora sobre isso. Não conheço outro evento crítico de saúde que possa ocorrer e que exija a instituição de algum tipo de medida para universalizar o acesso à saúde, afirmou.”

Enfermeiro anestesista certificado (CRNA), Smith trabalhou na área da saúde por mais de uma década, sempre em ambientes de terapia intensiva. Mas, como os pacientes que ele costuma tratar têm procedimentos pré-agendados dos quais eles sabem o custo, ele não se deparou com um exemplo tão horrível do que significa não garantir saúde a todos os cidadãos.