Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
17 de dezembro de 2019, 10h06

Um em cada dez cariocas já foi vítima de taxas das milícias

Entre moradores de comunidades, 14% afirmam ter pagado taxas alguma vez. Fora das favelas, o patamar é de 8%.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A cada dez moradores da cidade do Rio de Janeiro, um já pagou algum tipo de taxa às milícias para obtenção de serviços, como internet e TV a cabo. Os dados são da mesma pesquisa que apontou que 86% da população da capital fluminense teme ser vítima da violência promovida por esses grupos.

No geral, 55% dos cariocas avaliam como ruim ou péssima a atuação do governo Wilson Witzel (PSC) na segurança pública. Entre os 10% que já tiveram de pagar taxas às milícias, o índice sobe para 68%. O levantamento foi realizado pelo DataFolha, sob encomenda dos jornais Folha de S.Paulo O Globo.

As cobranças das milícias atingem de forma desigual a cidade. Entre moradores de comunidades, 14% afirmam ter pagado taxas alguma vez. Fora das favelas, o patamar é de 8%.

Na região oeste, local de surgimento das milícias, a parcela de moradores atingidos pelas cobranças é de 15%. No centro, na zona norte e na sul, os índices são, respectivamente, de 9%, 8% e 5%.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum