UNE promove “Circuito de Capacitação em Cultura e Arte” em evento presencial e virtual

A formação gratuita será oferecida para jovens entre os dias 2 a 4 de dezembro, na Universidade Zumbi do Palmares, em São Paulo, e nas plataformas digitais da entidade

Escrito en NOTÍCIAS el

A economia criativa se tornou um dos principais caminhos para geração de empregos entre jovens, em um mercado de trabalho que tem uma média de 30% de desemprego nesta faixa etária. A rica diversidade cultural brasileira é o impulsionador desta cadeia que transforma criatividade em geração de valor e renda. Existe capacidade criadora de sobra na juventude brasileira, o desafio é despertar nela o empreendedorismo que pode gerar trabalho.

Com esta preocupação, o Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes, o CUCA da UNE, vem desenvolvendo políticas de formação em economia criativa e realizará, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2021, o Circuito de Capacitação em Cultura e Arte – Circuito Cultura em Rede.

O Circuito terá caráter nacional, buscando contemplar toda a diversidade que existe na produção artística e cultural brasileira. O formato presencial será realizado na Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, e o virtual se dará através da transmissão ao vivo pelas plataformas digitais do Instituto CUCA da UNE. Em todos os dois casos a participação é gratuita.

Entre os objetivos do Circuito está a produção de conteúdos formativos, que serão transmitidos ao vivo e posteriormente disponibilizados em formato EAD,  para capacitar o público em geral para a produção artística e cultural, principalmente jovens universitários, por meio da reflexão sobre a temática das redes culturais, e seu papel para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

A participação é gratuita e basta o interessado (a) preencher o formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGwe3OBMd7lMQLIJDSH5R-9XDJWpV_HY58JgiomXf2VrPy5A/viewform

SOBRE A PROGRAMAÇÃO

Para ministrar as aulas, o Circuito contará com a participação de artistas, produtores culturais, professores e pesquisadores, coletivos de arte, organizações e pontos de cultura.  Entre as atividades realizadas, estão seminários e debates sobre cultura em rede, desafios pós pandemia, festivais de música, economia criativa, leis e editais.

Estão confirmadas as presenças de figuras como Célio Turino (historiador, gestor público e Instituto Casa Comum), Gabriel Portella (Secretário Adjunto de Cultura de Belo Horizonte),  FabrÍcio Noronha (Secretário de Cultura do Espírito Santo), Dani Balbi (professora da UFRJ) e Ana Luisa Pradela (Abrafin), além de artistas das mais variadas áreas que irão valorizar a reflexão sobre a temática das redes culturais como fator decisivo no desenvolvimento da sociedade.

Confira a programação completa no site: www.une.org.br

SOBRE O INSTITUTO CUCA DA UNE

É um núcleo de produção, debate e experimentação cultural que compõe a rede nacional de cultura da União Nacional dos Estudantes. Sua principal ação é coordenar a realização das Bienais de Cultura e Arte, evento da entidade direcionado à área da cultura, com mostras universitárias e convidadas de música, cinema, artes visuais, literatura, artes plásticas e artes cênicas. Nas universidades, o CUCA promove diversas linguagens artísticas como música, literatura, cinema, dança, teatro, além de trazer o intercâmbio com as manifestações populares ou urbanas. Ele também atua na perspectiva da extensão universitária em ações como o Circuito de Capacitação em Cultura e Arte – Circuito Cultura em Rede.

SERVIÇO

Circuito de Capacitação em Cultura e Arte - Cultura em Rede

02, 03 e 04 de dezembro de 2021 - São Paulo (SP)

Presencial: Faculdade Zumbi dos Palmares

Virtual: https://www.youtube.com/c/CUCAdaUNEBR

Inscrições gratuitas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGwe3OBMd7lMQLIJDSH5R-9XDJWpV_HY58JgiomXf2VrPy5A/viewform

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Rafael Minoro

31 9 89886857

[email protected]