Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h14

UNILA realiza em Foz do Iguaçu sua primeira atividade oficial

O Ministério da Educação, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o Instituto MERCOSUL de Estudos Avançados (IMEA) promovem de 19 a 22 de agosto, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), o I Colóquio Internacional Educação para a Integração Latino-Americana. O encontro será um marco na estruturação da UNILA por se tratar de sua primeira atividade acadêmica: além de debater temas como o papel da universidade na América Latina, o encontro sediará a instalação do IMEA e a inauguração das instalações físicas provisórias da UNILA e do instituto no Parque Tecnológico Itaipu.

O colóquio será aberto no dia 19, às 20 horas, com a palestra magna A Universidade e a integração latino-americana, a cargo do Reitor da Universidade Andina Simón Bolívar (Sede Equador), Enrique Ayala Mora. Na manhã do dia 20, os ministros da Educação do Brasil, Fernando Haddad; da Argentina, Juan Carlos Tedesco; do Paraguai, Luiz Alberto Riart Montaner; e do Uruguai, María Simon, entre outras autoridades, estarão presentes à sessão solene de abertura do evento e de instalação do IMEA.

Até o dia 22, o colóquio reunirá especialistas e lideranças acadêmicas dos países do Mercosul, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, México, Estados Unidos e Inglaterra em painéis que discutirão, entre outros temas, o papel da universidade na América Latina e os desafios da integração latino-americana. Na sexta-feira 21, o consultor em Educação da UNESCO no Brasil e membro da Comissão de Implantação da UNILA, Célio da Cunha, mediará painel sobre “A universidade latino-americana diante da globalização e da sociedade do conhecimento”.

O encontro em Foz do Iguaçu será encerrado na manhã de sábado com a participação do presidente da Comissão de Implantação da UNILA e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hélgio Trindade, como mediador da conferência “O papel da Educação na integração latino-americana”. A realização das primeiras aulas de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana está prevista para o primeiro semestre de 2010.

Com informações da Unesco.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags