Universal faz coro com Michelle Bolsonaro em ódio a "cristãos de esquerda"

Jornal da igreja de Edir Macedo traz em sua reportagem de capa um texto mentiroso que enumera cinco diferenças entre o pensamento de "um cristão" e de uma pessoa de esquerda

Igreja Universal do Reino de Deus de Buenos Aires (Foto: Acervo livre da Wikipédia)
Escrito en NOTÍCIAS el

O jornal Folha Universal, da Igreja Universal do Reino de Deus, que pertence ao bispo Edir Macedo, trouxe como reportagem de capa um texto intitulado "o que pensam o cristão e a esquerda".

Fazendo coro ao discurso da primeira-dama Michelle Bolsonaro, a matéria enumera cinco diferenças entre o pensamento de "um cristão" e de uma pessoa de esquerda sobre os temas família, forma de governar, crença, lados e unidade.

Segundo o texto, os esquerdistas "se travestem de defensores do povo quando, na verdade, querem repetir no Brasil fórmulas desgastadas e ineficazes e espalhar ainda mais o caos para que suas atitudes de desgoverno não sejam notadas".

Além disso, reforça a tese infundada de que a esquerda é a favor de regimes ditatoriais, citando a China e a Coreia do Norte que, de acordo com a reportagem, "perseguem o cristianismo".

Sobre o tema família, os evangélicos mentem que a esquerda "prega contra o casamento convencional e incentiva questões como a liberdade do uso de drogas", além de "destruir a rede de apoio familiar para salvar o povo usando um assistencialismo manipulador".

Os religiosos também invocam o inimigo imaginário do marxismo e argumentam que o pensamento de Karl Marx produziu "as maiores ditaduras que oprimiram o povo". Além disso, espalham a contraditória tese de que a esquerda combate a igreja "porque ela abre os olhos da população quanto ao que é certo e errado e mostra de que lado deve estar quem quer o bem".

"Por isso, os esquerdistas tentam anular tudo o que os evangélicos dizem ou em uma atitude desesperada infiltram-se nas igrejas protestantes com um disfarce de 'esquerda evangélica', termo que já é, em si, uma total contradição", escrevem.

O texto finaliza, ainda, com uma frase de Renato Cardoso, genro de Edir Macedo e apresentador do programa The Love School.“Se você se diz cristão e ainda vota na esquerda, há apenas duas possibilidades: ou você não segue realmente os ensinamentos do cristianismo ou os segue e ainda não entendeu o que a esquerda é verdadeiramente."

https://twitter.com/flaviocostaf/status/1485568967829770244?s=20

O "ódio evangélico"

Absurda, a reportagem propaga um discurso que é parte do que o pastor Zé Barbosa Junior, teólogo e escritor, chama de “ódio evangélico” disseminado por algumas igrejas no Brasil que são a base do eleitorado bolsonarista.

“Não há como entender o apoio evangélico a Bolsonaro sem entender um pouco da mentalidade de grande parte da igreja evangélica brasileira. A mentalidade evangélica ‘clássica’ é a da contrariedade, do inimigo, da demonização do outro”, diz Zé Barbosa em artigo nesta Fórum.

“Não basta dizer que o meu é bom. Isso não adianta. A mente “evangélica” não funciona na lógica do bom, mas sempre na negação. Assim foi formado o “ethos” da maioria evangélica brasileira (oriundo do sul dos EUA), sempre baseado na NEGAÇÃO de alguma coisa”, explica.

Segundo Barbosa, pastores midiáticos como Silas Malafaia e Valadão entenderam todas essas coisas desde cedo e por isso “dão certo”.

“São pregadores do ódio, da raiva, e forjam “perseguições” para que apareçam sempre como os ‘defensores da fé”, guerreiros de uma batalha sangrenta contra “as hostes de Satanás’ […] É por isso que a violência de Bolsonaro “em nome de Deus” encontra espaço e corações abertos em uma parte do evangelicalismo brasileiro”, ressalta.