Uruguai propõe trocar armas por computadores ou bicicletas

Governo de José Mujica pretende lançar programa em fevereiro ou março

Governo de Mujica planeja ofensiva contra o tráfico de arma no país (Foto: Presidencia de la República del Ecuador / Flickr)
Escrito en GLOBAL el

Governo de José Mujica pretende lançar programa em fevereiro ou março

Da Redação

[caption id="attachment_21168" align="alignleft" width="300"] Governo de Mujica planeja ofensiva contra o tráfico de arma no país (Foto: Presidencia de la República del Ecuador / Flickr)[/caption]

O governo do Uruguai pretende implementar um programa de troca de armas de fogo por computadores ou bicicletas. O projeto, chamado de  “Armas para a vida”, ainda em fase de elaboração, deve começar em fevereiro ou março.

O Uruguai possui uma população de 3 milhões de habitantes. Estima-se que, para cada cidadão uruguaio, exista uma arma de fogo.

“A campanha propõe uma troca: o cidadão entrega uma arma de fogo e recebe em troca outra: uma arma para a vida”, declarou o Ministério do Interior em comunicado.

O objetivo do governo do presidente José Mujica é que o projeto seja implementado junto com a aprovação de um projeto de lei que converte em crime o porte ilegal de armas e busca combater seu tráfico.

Após promulgada a lei, os uruguaios terão o prazo de seis meses para entregar sua arma ou legalizá-la. Caso contrário, poderão sofrer penas que vão de um a doze anos de prisão.

“São essas mesmas armas as que, em algum momento e por diversas causas como venda e roubo, podem terminar ingressando no mercado ilegal de armamentos ao qual recorrem as pessoas delinquentes”, disse Fernando Gil, responsável pela comunicação do Ministério do Interior uruguaio.

O Uruguai, que orgulha-se de ser um país tranquilo, neste ano já registrou 30 assassinatos. Em 2012, o país fechou o ano com o recorde de 290 homicídios, 90 a mais que em 2011.

Com informações do La Nación.