Uruguai vai produzir maconha mais potente para atrair turistas

Governo uruguaio também estuda a estruturação do país para um futuro turismo cannábico

Escrito en BLOGS el

O presidente do conselho de administração do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis e secretário do Conselho Nacional de Drogas do País, Daniel Radío, revelou ao Sputinik que o Uruguai, em breve, vai produzir uma nova variedade de maconha para uso recreativo com maior percentual de THC (Tetra-hidrocanabinol).

"Acho que em breve teremos de introduzir uma nova variante [da maconha], espero que com um conteúdo mais alto de THC e menos canabidiol [CBD], e é nisso que estamos trabalhando […]. Não significa que no curto prazo iremos ter na farmácia porque envolve cultivo e um processo, mas imagino que a médio prazo vamos ter um novo produto na farmácia com maior teor de THC e menos CBD", garantiu Radío.

Segundo a reportagem, o Uruguai, atualmente, vende nas farmácias uma maconhha que tem um percentual de THC menor ou igual a 9%, mas que também possui alto teor de CBD (cannabidiol), que atua como modulador dos efeitos do THC.

De acordo com Radío parte dos "usuários não gostam e param de comprar".
Outra questão importante revelada pela reportagem do Sputinik, é o fato de que o Uruguai expandiu a exportação da cannabis para uso medicinal e cânhamo industrial e tem por objetivo continuar a crescer nesta área.

A respeito do turismo cannábico para estrangeiros, Radío afirmou que se trata de uma possibilidade a ser estudada.

"Acho que em algum momento da história nos parecerá estranho que tenhamos questionado isso, e acho que, no longo prazo, deveria ser uma coisa normal ir para outro país onde há uma regulamentação do mercado de cannabis e poder consumi-la. Hoje a regulamentação que temos não permite, existe um decreto que estabelece quem pode ter acesso e os turistas não", diz Radío.

Porém, Radío destacou que, para se avançar na discussão sobre o turismo cannábico é importante levar em conta que isso envolve questões políticas e técnicas.

A legislação sobre produção e comercialização da maconha no Uruguai completou, recentemente, sete anos. A lei 19.712 deu ao Estado uruguaio o controle da produção, comercialização e distribuição da maconha. Em 2017, a maconha começou a ser vendida nas farmácias.