Prefeitura de SP vai vacinar com Pfizer quem está com 2ª dose da AstraZeneca atrasada

A combinação das vacinas foi aprovada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunização

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do RioCréditos: Fabio Motta/Prefeitura do Rio
Escrito en BRASIL el

A Prefeitura da cidade de São Paulo vai começar a vacinar as pessoas que ficaram sem a segunda dose da AstraZeneca com o imunizante da Pfizer a partir da próxima segunda-feira (13).

"Estamos recebendo hoje 165 mil doses para poder vacinar aquelas pessoas que tem vacinação atrasada de AstraZeneca do dia 1 ao dia 15, vamos distribuir nas nossas unidades pela manhã. E só vamos conseguir administrar essas doses, seguramente, a partir das 15h, 16h desta segunda-feira. O resto segue normalmente", declarou ao G1 o Secretário de Saúde, Edson Aparecido.

Poderão se vacinar quem estiver com a dose de AstraZeneca vencida entre os dias 1 e 15 de setembro. A prefeitura de São Paulo está preparando um esquema logístico para abastecer os postos de saúde.

Todavia, o total de vacinas da Pfizer não é suficiente para atender todo o grupo que ficou sem a segunda dose da AstraZeneca. Segundo dados da gestão municipal, 340 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina em atraso.

A combinação das vacinas Pfizer e da AstraZeneca foi aprovada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunização.

Governo federal atrasa repasse e deixa população sem a 2ª dose da AstraZeneca

Na manhã desta quinta-feira (9) várias pessoas que foram receber a 2ª dose da AstraZeneca relataram à Fórum que, ao chegar no posto de vacinação foram informadas que o imunizante não estava disponível e que não havia previsão para a reposição.

À Fórum, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura da cidade de São Paulo confirmou a falta do imunizante da AstraZeneca e revelou que aguarda o repasse do governo Federal para normalizar a situação. Ainda de acordo com a prefeitura, a situação deve ser normalizada entre os dias 13 e 17 deste mês.

Todavia, a assessoria da Prefeitura destacou que o atraso de alguns dias não prejudica a eficácia do imunizante. Em todo caso, afirmou que as pessoas terão de esperar o envio das vacinas por parte do governo federal e, posteriormente, serem imunizadas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que “devido à alta adesão por parte da população, nestes últimos dias, com aplicação de mais de 200 mil doses da vacina anti Covid diariamente, pode ocorrer falta de alguns imunizantes nas redes”.

O governo federal, por sua vez, nega que haja atraso e que os insumos serão enviados nos prazos combinados e de acordo com a segunda dose.