Valeixo diz que Bolsonaro queria alguém com quem tivesse 'afinidade' no comando da PF

Ex-delegado-geral prestou depoimento em inquérito que investiga interferência política do presidente, acusada por Sergio Moro

Maurício Valeixo, Moro e Bolsonaro (Foto: Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

Em depoimento à Polícia Federal nesta segunda-feira (11), o ex-diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo afirmou que o presidente Jair Bolosonaro disse a ele que queria ter no comando da PF alguém com quem tivesse "mais afinidade". A informação foi apurada pela TV Globo.

Valeixo foi ouvido pelos investigadores que atuam no inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal, que apura a acusação do ex-ministro da Justiça Sergio Moro de que Bolsonaro interferiu politicamente na PF. O presidente estaria incomodado com investigações conduzidas pela PF, no Rio e no STF, que miram os seus filhos e alguns políticos aliados.

Aberto a pedido da Procuradoria Geral da República, o inquérito é conduzido pelo ministro Celso de Mello. A interferência de Bolsonaro foi apontado por Moro, quando anunciou sua demissão do governo, em 24 de abril, depois que Bolsonaro exonerou Valeixo.