"Vamos combater o vírus, mas não de forma burra", diz Bolsonaro ao criticar lockdown

O presidente também afirmou que gostaria de ter o poder para decidir de maneira unilateral a adoção da política de fechamento e distanciamento social para conter o avanço do coronavírus

Jair Bolsonaro tosse durante ato de apoiadores no início da pandemia do coronavírus (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante solenidade de lançamento de novo trecho da Ferrovia Norte-Sul, nesta quinta-feira (4), na cidade de São Simão (GO), voltou a criticar a política de lockdown e afirmou que só será possível retomar a economia se o comércio voltar a funcionar normalmente.

“Temos que buscar uma alternativa para isso (retomar o crescimento), agora, só om a economia funcionando e não ficando todo mundo, como quer alguns governadores, que fique todo mundo em casa. Sem dinheiro, sem emprego e sem salário estamos condenados a miséria, ao fracasso, a morte, a ações que não nos interessam como distúrbios, saques, greve generalizada”, disse o presidente ao criticar a política de lockdown.

Em outro momento, o presidente afirmou que é preciso ter coragem para enfrentar os problemas. “Eu apelo aqui, já que a minha autoridade foi castrada, aos governadores e prefeitos: repensem a política do fechar tudo. O povo quer trabalhar. Venham para o meio do povo, conversem com o povo. Vamos combater o vírus, mas não de forma ignorante, burra, suicida”, criticou.

Durante a solenidade, Bolsonaro criticou mais de uma vez o fato de não poder decidir nacional mente pela política de fechamento para conter o avanço do coronavírus. “Como eu gostaria de ter o poder, que deveria ser meu, de definir essa política, foi para isso que vocês votaram em mim. Espero que esse poder me seja restabelecido, porque eu sou um democrata”, disse.

Ao final do discurso, o presidente voltou a defender a tese de que é preciso deixar as pessoas mais velhas e com comorbidades em casa e os mais novos "irem à luta", porém, as novas variantes do coronavírus atacam de maneira grave crianças, jovens e pessoas saudáveis.

Por fim, Bolsonaro afirmou que “atividade essencial é toda aquela necessária para o chefe de família levar o pão para dentro de casa, porra!".

Esse trecho do discurso de Bolsonaro pode ser conferido a partir de 1h38:

https://www.youtube.com/watch?v=NyN98Gn74js