Véio da Havan é condenado por fake news contra reitor da Unicamp

Empresário bolsonarista disse que reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, teria gritado "Viva la Revolução" em uma formatura acadêmica. "E depois dizem que nossas universidades não estão contaminadas? Vá pra Venezuela Reitor FDP", escreveu ainda o véio da Havan

Luciano Hang com Bolsonaro e o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel (Montagem)
Escrito en BRASIL el

Amigo íntimo de Jair Bolsonaro, Luciano Hang, o véio da Havan, foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, em R$ 20,9 mil. A informação é de Rogério Gentile, no portal Uol nesta segunda-feira (25).

Leia também: Bolsonaro interferiu no Iphan por interesse de véio da Havan, confirma presidenta demitida do órgão

Segundo a reportagem, em 24 de julho de 2019, o empresário bolsonarista escreveu em seu Twitter que o reitor da Unicamp, um dos mais respeitados centros acadêmicos do Brasil e do mundo, havia gritado "Viva la Revolução" durante formatura de uma das turmas de universitários, citando como fonte "um amigo".

"E depois dizem que nossas universidades não estão contaminadas? Vá pra Venezuela Reitor FDP", escreveu ainda o véio da Havan.

Segundo o juiz Mauro Iuji Fukumoto, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, a história era apenas mais uma fake news propagada em grupos de apoio ao presidente.

À Justiça, o reitor, que é professor de física, disse que nem mesmo participou da formatura. "Não compareci a nenhum evento de formatura no final do ano de 2018, e também não proferi o citado chavão em nenhuma ocasião", afirmou "Trata-se de evidente caso conhecido de fake news".