Véio da Havan promove aglomeração contra lockdown em Pelotas e é autuado

Bolsonarista foi à cidade gaúcha, abriu sua loja contrariando medidas sanitárias e teve estabelecimento interditado; município está com pior classificação para coronavírus da pandemia

Escrito en CORONAVÍRUS el

O empresário bolsonarista Luciano  Hang, conhecido como Véio da Havan, viajou de avião nesta sexta-feira (11) de Brusque (SC) a Pelotas, no interior gaúcho, para promover desobediência às regras sanitárias estabelecidas pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Ele abriu a unidade da Havan, em desacordo com o estabelecido pela prefeitura para tentar evitar a transmissão do novo coronavírus, e ainda levou seus funcionários para um protesto em frente à prefeitura.

De verde e amarelo, como é seu costume, o Véio da Havan fez o protesto com aglomeração. Na manifestação, havia pessoas sem máscara, do jeito que o Sars-Cov-2 gosta para se propagar. Alguns usavam camisetas de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e outros blusas da loja.

O fechamento de atividades não essenciais no município foi decretado pela prefeita na quinta-feira (10), por cinco dias, porque a cidade está em alto risco para o coronavírus. Na sexta-feira, o governo estadual colocou Pelotas na bandeira preta, a de pior classificação do plano gaúcho de contenção da Covid-19. A medida, anterior à classificação, tinha sido tomada, segundo a prefeita, exatamente para evitar essa marca. Ela disse que vai recorrer, para que a cidade volte à bandeira vermelha.

Já no aeroporto, indo embora, ele recebeu um auto de infração de um processo administrativo da prefeitura, por promover aglomeração na cidade. Ele ironizou a autuação em vídeo divulgado em redes sociais, dizendo que “quem faz as coisas corretas não tem que ter medo”. A loja foi fechada pelos agentes da prefeitura.