'Vem Pra Rua' relança Mapa do Impeachment usado contra Dilma, mas desta vez contra Bolsonaro

Movimento que puxou manifestações em prol do golpe contra Dilma Rousseff e que apoiou Bolsonaro em 2018 agora pede impeachment do presidente e lança plataforma para cobrar parlamentares

Reprodução
Escrito en MOVIMENTOS el

Nos bastidores do Congresso Nacional já está posto: há um novo impulso pelo impeachment de Jair Bolsonaro. Desde a semana passada, parlamentares tem apresentado novos pedidos de impedimento do presidente, se manifestado na mídia sobre o tema e pressionando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), bem como seu candidato a sucessor, Baleia Rossi (MDB-SP), a abrir uma das peças ainda paradas contra o ex-capitão.

Na sociedade civil o clima também cresce: panelaços, carreatas e manifestações contra o presidente vêm se tornando cada vez mais comuns. Além disso, no meio jurídico o assunto também já é tema central. Nesta segunda-feira (18), por exemplo, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Brito, defendeu o impeachment de Bolsonaro. "A Constituição ou o presidente. E a opção só pode ser pela Constituição", afirmou.

Leia também : Impeachment de Bolsonaro ganha impulso neste início de ano e deve ser tema central da esquerda

Nas redes sociais, após sugestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP), internautas criaram um "placar do impeachment", que mostra, de acordo com o posicionamento de parlamentares nos meios digitais, quais deles são a favor e quais são contra o impedimento do presidente. A página ainda disponibiliza contatos dos parlamentares para que a população possa cobrá-los.

Apoiador de Jair Bolsonaro na eleição de 2018, o movimento de direita Vem Pra Rua também resolveu se somar às mobilizações pelo impeachment. O grupo, que puxou manifestações em prol do golpe parlamentar encampado contra a ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016, resgatou a plataforma "Mapa do Impeachment", que criou à época para pedir o afastamento da petista, com o intuito, desta vez, de pressionar pelo impeachment de Bolsonaro.

https://twitter.com/VemPraRua_br/status/1350838904476336128

Na página intitulada "Adeus Bolsonaro", o Vem Pra Rua destaca frases de Bolsonaro minimizando a pandemia do coronavírus e oferece um placar com o número de deputados que já se posicionaram a favor do impeachment, contra e também dos que ainda não se pronunciaram sobre o tema.

No site, também há um mapa em que o internauta pode clicar no estado de preferência para saber como votariam os parlamentares de região selecionada no caso da abertura de um processo contra o presidente. De maneira detalhada, o Vem Pra Rua elenca ainda os partidos que têm mais deputados e senadores indecisos e, assim como a iniciativa do Placar do Impeachment, oferece contatos dos congressistas para que a população faça pressão.

Além da mobilização digital, o grupo vem convocando para atos contra Bolsonaro nos próximos dias, tal como movimentos de esquerda também vêm fazendo. Para o próximo domingo (24), por exemplo, o Vem Pra Rua organiza uma carreata pelo impeachment do presidente em São Paulo.