Venezuela: Pesquisa coloca Maduro 14 pontos à frente de Capriles

De acordo com o Instituto Datanálisis, presidente interino da Venezuela possui 49,2% das intenções de voto

Vantagem seria maior do que vitória obtida por Chávez sobre mesmo rival na última votação presidencial (Foto: Prensa/Miraflores)
Escrito en GLOBAL el

De acordo com o Instituto Datanálisis, presidente interino da Venezuela possui 49,2% das intenções de voto 

No Opera Mundi

[caption id="attachment_22311" align="alignleft" width="300"] Vantagem seria maior do que vitória obtida por Chávez sobre mesmo rival na última votação presidencial (Foto: Prensa/Miraflores)[/caption]

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), seria eleito para comandar o país com 14 pontos de vantagem sobre seu principal rival, o governador de Miranda Henrique Capriles, da aliança MUD (Mesa da Unidade Democrática), de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (19) pelo instituto Datanálisis.

Os resultados apresentados colocam Maduro com 49,2% das preferências ao candidato escolhido para dar continuidade ao chavismo, enquanto seu principal adversário conta com 34,8%. Os demais candidatos não somam mais que 1%.

Ainda segundo a pesquisa, 65% dos venezuelanos entrevistados acreditam que o candidato socialista vencerá a disputa presidencial. Apenas 15% acreditam que a vitória ficará para o candidato representante da coligação opositora.

A diferença apontada pelo levantamento seria ainda maior do que a obtida pelo falecido presidente Hugo Chávez na última eleição presidencial, realizada no último 7 de outubro, em turno único, na qual venceu Capriles por uma diferença de onze pontos percentuais (55,07% contra 44,31%).

O Datanálisis já havia realizado uma pesquisa em 14 de fevereiro em uma eventual disputa entre Maduro e Capriles, caso Chávez não tivesse mais condições de assumir o cargo – o presidente venezuelano morreu em 5 de março, em decorrência de complicações pós-operatórias de um câncer na região pélvica.

Na ocasião, Maduro obteve 46,4% (o que representa um crescimento de 2,8 pontos percentuais com o novo levantamento), enquanto Capriles somava 34,3% (cresceu meio ponto percentual). Em 26 de fevereiro, a Hinterlaces já havia feito o mesmo, e o resultado foi semelhante: vitória de Maduro por 49,2% a 34,8%.

A pesquisa realizada pelo Datanálisis foi realizada entre os dias 11 – dia da inscrição formal dos candidatos perante o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) do país – e 13 de março.

Além de Maduro y Capriles, también concorrerão à e Presidência Eusebio Méndez, Reina Sequera, María Bolívar, Fredy Tabarquino, Gonzalo Contreras e Julio Mora. A eleição, marcada para 14 de abril, será disputada em turno único e o vencedor governará o país até 2019.