Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Venezuela propõe moeda comum latino-americana

A Venezuela propôs a criação de um sistema financeiro do Sul, durante a VII Reunião Extraordinária do Conselho do Mercado Comum do Mercosul. "É a resposta à crise de hegemonia financeira do dólar", disse o chanceler daquele país, Nicolás Maduro.

O sistema seria constituído por uma moeda comum latino-americana e pela concretização do sempre protelado Banco do Sul. Também faria parte desse sistema financeiro alternativo a criação de um fundo de reserva da América do Sul, integrado por 10% a 20% das reservas internacionais dos países da região.

Segundo Maduro, a América do Sul dispõe de cerca de US$ 400 bilhões em reservas e poderia dispor de uma parte para garantir o crescimento econômico. "Financiaríamos nosso desenvolvimento em condições estáveis, não especulativas", disse. "O caminho do Sul é caminhar com pés próprios", completou.

A Venezuela propôs, durante a reunião, que se pressione a Organização das Nações Unidas (ONU) a realizar um encontro de emergência para discutir as causas da crise. A criação do sistema financeiro alternativo foi citada por participantes do encontro como exemplo da gama de propostas, das mais razoáveis às mais exóticas, colocadas sobre a mesa.

(Com informações da Agência Estado)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags