Garimpeiros ilegais protestam contra ações do Ibama e ganham apoio de parlamentares

Grupo fechou BR-158 com caminhões depois da destruição de equipamentos pela fiscalização. Deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) e senador Zequinha Marinho (PSC-PA) falam em perseguição

Área de garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, no Pará (Foto Vinícius Mendonça/Ibama)
Escrito en BRASIL el

Garimpeiros ilegais fizeram um protesto contra ações de fiscalização do Ibama. Imagens publicadas nas redes sociais mostram caminhões bloqueando a BR-158, no sul do Pará, sem serem incomodados pela polícia.

O ato aconteceu nesta segunda-feira (21), com o apoio de pelo menos dois parlamentares da região, que fizeram uma defesa pública dos garimpeiros ilegais e criticaram as operações do Ibama para combatê-los: o deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA) e o senador Zequinha Marinho (PSC-PA).

"Tenho a convicção de que o garimpeiro é um trabalhador, não é bandido", afirmou Passarinho. Já Marinho disse que os garimpeiros ilegais "têm toda razão" de fechar a estrada. "Em função da perseguição que se deflagra neste momento contra os senhores, contra os garimpos, queimando máquinas, equipamentos caros", justificou.

No final da última semana, o Ibama destruiu equipamentos de garimpeiros que atuam de forma criminosa na região, não apenas na extração ilegal de riquezas, mas também na invasão e exploração de terras indígenas.

https://twitter.com/fiscaldoibama/status/1308003777509695488

https://twitter.com/fiscaldoibama/status/1308006791234621441