Vídeo: homem grava perseguição racista de seguranças da rede Assaí Atacadista

Em determinado momento, o denunciante e seus amigos, já na fila para pagar as compras, são cercados pelos seguranças

Foto: reprodução Twitter
Escrito en NOTÍCIAS el

Por meio de suas redes sociais, Yagoh Jesus, homem negro que vive no Rio de Janeiro, postou um vídeo onde é possível observar que Ferreira e seus amigos são perseguidos por seguranças da rede atacadista Assaí.

Em determinado momento do vídeo, quando Yagoh Jesus e seus amigos já estão na fila do caixa para pagar as compras, eles chegam a ser cercados pelos seguranças.

É possível escutar alguns dos seguranças reclamarem da filmagem. Nas redes sociais da Assaí Atacadista não há qualquer menção ao caso.

Procurada pela reportagem da Fórum, a rede atacadista pediu desculpas à vítima e informou que abriu uma investigação interna.

Abaixo, confira o vídeo feito por Yagoh Jesus e, na sequência, a íntegra da nota do Assaí sobre a denúncia.

https://twitter.com/Yagohferreira/status/1349557566007816192

Nota do Assaí

O Assaí pede desculpas a Yagoh e aos demais clientes que se sentiram ofendidos no vídeo e informa que, ao tomar conhecimento da denúncia nesta quinta-feira, 14 de janeiro, abriu imediatamente uma investigação interna para apurar a denúncia. Faz parte desse processo o contato com o Yagoh (o que já está sendo feito) para contribuir na apuração e compartilhar o andamento das investigações, reforçando a transparência e o respeito com o cliente. As pessoas gravadas no vídeo fazem parte do time interno de fiscais (não são seguranças) cuja função é circular internamente para garantir a correta execução dos procedimentos operacionais e não são orientados ou recebem qualquer instrução diferente. A empresa ressalta que as práticas relatadas pelos clientes são condenadas em seus manuais de processos internos e todos os colaboradores recebem formação contínua sobre diversidade, combate à discriminação e promoção dos direitos humanos. Para quaisquer condutas inadequadas, contrárias ao nosso Código de Ética ou que infrinjam essas políticas, o Assaí mantém um canal de ouvidoria para denúncias, garantindo o anonimato do denunciante. Concluído o processo interno de investigação, se comprovada qualquer atitude contrária aos princípios e normas da empresa, as providências necessárias serão tomadas imediatamente.