Vídeo: Jovem negro é abordado com truculência por PM no litoral de SP: “Tu tem cara de ladrão”

É a quarta vez este ano que Lucas Costa de Araújo, de 23 anos, é “enquadrado” sem motivo por policiais em Santos

Lucas Costa de Araújo, um jovem negro de 23 anos, que trabalha como operador de loja, filmou e divulgou nas redes sociais o momento em que sofreu uma abordagem truculenta por parte de um policial militar. “Tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado dez vezes”, disse o PM. O caso ocorreu quando o rapaz passava pela orla da praia de Santos, no litoral de São Paulo.

O jovem trabalha de madrugada e quando voltava do serviço de bicicleta, na terça-feira (12), por volta das 6h30, foi abordado por três policiais, também de bicicleta, na ciclovia do bairro do Gonzaga.

“Quando o último policial que passava de bicicleta me olhou e deu meia volta, notei que seria ‘enquadrado’. Então, resolvi gravar, porque já era meu quarto ‘enquadro’ só este ano, e naquela mesma região. Eu queria gravar só o começo, só que, quando ele começou a me ofender, continuei. E acabou que registrei ele falando que eu estava sendo ‘enquadrado’ porque tinha cara de ladrão”, disse Lucas, em entrevista a Isabella Lima, do G1.

O vídeo mostra o policial questionando o rapaz: “Por que que você tá revoltado aí?”. Lucas responde: “Porque é o quarto ‘enquadro’ que eu levo esse ano”. O PM, então, responde: “Fod*-**, tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado dez vezes, você tá escutando?”.

O jovem revelou que chegou outra viatura com duas policiais. Os PMs consultaram seu RG dele e o liberaram. “Depois disso, veio o soldado que me ofendeu e ficou me peitando, falando que eu tinha dado sorte e que desta vez passaria batido, mas que, caso ele me visse na favela, eu estava ferrado. Fiquei com medo e por isso postei os vídeos. Até então, eu não iria postar, mas pensei que, caso acontecesse algo comigo, já tinha aquilo registrado”, destacou.

“Preconceito e racismo”

“Dizem que Santos é uma das melhores cidades para se viver. Em 12 dias do ano, fui ‘enquadrado’ quatro vezes lá. Então, é a melhor para viver para quem? Para a elite, né? Não para um preto e favelado como eu. Eles sempre usam uma desculpa, que a pessoa estava má vestida, sem camisa, com tatuagem, quando, na verdade, tudo isso se resume a preconceito e racismo. Eu trabalho e ando na linha, estava de calça, bota e camiseta, voltando do trabalho, não tinha motivo para passar por isso”, ressaltou Lucas.

“Desvios de conduta”

A Polícia Militar se manifestou sobre o caso, por meio de nota:

“A abordagem policial é uma atividade operacional necessária, por permitir a descoberta de objetos ilícitos em posse dos infratores, preserva a vida dos cidadãos e do próprio policial quando realizada dentro dos parâmetros técnicos necessários e regulada por Procedimento Operacional Padrão pautado na legislação vigente, Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Gestão pela Qualidade.

No ano de 2020, a Polícia Militar teve como resultado de suas ações e abordagens 7,7 mil armas de fogo e 227 toneladas de drogas apreendidas, recuperou 36 mil veículos e prendeu 125 mil criminosos.

A Polícia Militar não compactua com desvios de conduta, e todas as denúncias são rigorosamente investigadas. O material encaminhado foi direcionado à Seção de Justiça e Disciplina para apuração”.

Assista ao vídeo:

Com informações do G1

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR