Em vídeo, Lula defende meio ambiente: "Brasil vai voltar a ser exemplo de cuidado ao planeta"

"É uma discussão muito séria, que precisa ter uma governança global", disse o ex-presidente

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) enfatizou, em vídeo publicado nas redes sociais, que é preciso "efetivamente" cuidar da questão energética no Brasil. Atualmente, o país enfrenta uma crise, que afeta a inflação, o consumo das famílias, a atividade econômica e a geração de empregos.

"Nós precisamos ter responsabilidade de utilizar energia limpa e renovável. Se depender do Brasil e não desse governo que tá ai, mas se depender do Brasil ou de um governo democrático eleito em 2022, o Brasil vai voltar a ser exemplo de país que vai cuidar do planeta", afirmou o petista em vídeo publicado nas redes sociais.

Desde que Bolsonaro chegou ao poder, o Brasil vem sendo muito criticado pela destruição do meio ambiente e negligência com a Floresta Amazônica. No seu governo, houve recorde de desmatamento na Amazônia nos últimos 15 anos, segundo dados do sistema de monitoramento Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para Lula, o compromisso de defesa do meio ambiente é de todos, incluindo aqueles que trabalham na agricultura e que, por isso, são responsáveis pela alimentação que chega na casa dos brasileiros.

"O mundo também está exigindo que o alimento que ele consome, que ele compra, seja produzido da forma mais saudável possível. É uma discussão muito séria, que precisa ter uma governança global, para monitorar o cumprimento das decisões que tomamos nos fóruns multilaterais", disse o ex-presidente.

Segundo ele, é necessário não apenas "sequestrar o gás carbônico, mas também cuidar para não emiti-lo". "Esse é um compromisso histórico do povo brasileiro", afirmou Lula.

Assista ao vídeo:

Lula falou sobre meio ambiente em Madrid

Lula também falou sobre o assunto em sua despedida do tour pela Europa neste sábado (20) em Madrid, na Espanha, durante um evento com lideranças progressistas. Ele defendeu a igualdade dos direitos humanos e a luta pelo meio ambiente.

O ato “Construindo o futuro: desafios e alianças populares” foi organizado pelo Podemos, partido progressista espanhol, e reuniu representantes de legendas de esquerda, organizações sindicais e políticos europeus.

Durante seu discurso, o petista enfatizou que tem vontade de voltar [a ser presidente] porque está “convencido” de que “pode recuperar o Brasil”. “E eu sei que não posso fazer menos do que eu já fiz. E esse é o desafio que eu tenho”, acrescentou.

“A questão ambiental não pode ser apenas um tema acadêmico, nem uma preocupação só da esquerda. Tem que ser uma preocupação do povo do planeta Terra”, disse.