Vídeo mostra oxigênio que resta em hospital de Manaus dividido entre pacientes

Profissional apela pedindo que produto seja enviado ao local e mostra que está havendo revezamento para socorrer doentes; veja vídeo

Cilindro de oxigênio colocado em quarto de hospital de Manaus para ser dividido entre pacientes (Foto Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um vídeo gravado dentro do Hospital Universitário Getúlio Vargas, em Manaus, mostra a situação caótica que está sendo enfrentada por profissionais da saúde e pacientes nesta quinta-feira (14) no local.

Nele, uma profissional de saúde relata que um cilindro de oxigênio está sendo dividido entre cinco pessoas. Ela mostra o ambiente, com os pacientes deitados e o cilindro no meio do recinto. E faz um apelo, dizendo que precisam de oxigênio urgentemente, por ser uma calamidade.

“Precisamos de oxigênio. É um [cilindro de] oxigênio para cinco pessoas em uma sala. Os médicos estão revezando para poder socorrer. Gente, pelo amor de Deus é uma calamidade. Os médicos já não sabem mais o que fazer. Quem puder botar isso no Face, em algum lugar, precisamos de socorro urgente”, desabafa ela, enquanto capta as imagens. Veja abaixo.

Imagens Divulgação

A falta de oxigênio atingiu praticamente todos os hospitais de Manaus nesta quinta-feira (14). O presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, relatou em um vídeo a situação de guerra vivida na capital amazonense. Ele apelou para que oxigênio de outros estados seja transportado à cidade “em caráter de guerra”. O vídeo foi enviado à Fórum pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas.

Imagem Simeam

A Fórum recebeu outros relatos de profissionais da saúde dando conta de mortes em hospitais de madrugada devido, em grande parte, à falta de oxigênio nos estabelecimentos. Outros falam de pacientes que estão perdendo a consciência e precisam ser intubados - "rebaixando, no jargão médico.

Para tentar salvar a vida dos pacientes, alguns tiveram que ser transferidos para outros estados.

Hospital

Em nota enviada à Fórum, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh) informou que tem conhecimento “sobre a falta de oxigênio que afeta, não apenas este hospital, mas toda a cidade de Manaus e continua apoiando as ações do Ministério da Saúde, órgão que coordena os esforços de combate à Covid-19 no Estado”.

No texto, o hospital esclarece que tem contrato vigente de fornecimento de oxigênio e, “mesmo estando em contato com a fornecedora e até mesmo outras empresas há dias, o HUGV/Ebserh não recebeu o suficiente para atender a sua demanda”.]

A instituição comunicou que recebeu oxigênio para estabilizar temporariamente a situação de todos os pacientes. Finalizou o texto dizendo que “continua não medindo esforços para normalizar a situação em definitivo”.

Visita de Pazuello

A calamidade acontece na mesma semana em que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve na capital amazonense para verificar a situação do atendimento a pacientes com Covid-19. A cidade teve alta no número de internações devido à doença e vive explosão no número de casos e mortes devido ao novo coronavírus.