O que o brasileiro pensa?
03 de julho de 2020, 21h48

Vídeo que mostra Piñera com espasmos abre especulações sobre saúde neurológica do presidente chileno

Imagens mostram que o mandatário não consegue controlar seus tics nervosos, levando também a comparação com problemas de Angela Merkel e a pedido do Congresso por revisão médica oficial

Sebastián Piñera (Reprodução)

Nos últimos dias, um dos vídeos mais visto no Chile através das redes sociais é um onde o presidente do país, Sebastián Piñera, está sentado, assistindo o velório de seu tio-avô, o padre Bernardino Piñera. Em 44 segundos, é possível ver o mandatário sentado, tentando controlar seus espasmos, mas sem sucesso, já que não consegue parar de mover a cabeça, os ombros e os pés.

As imagens têm provocado diversas especulações na imprensa chilena sobre a saúde de Piñera, que tem 70 anos de idade. Alguns meios, como o El Ciudadano e o canal televisivo La Red, especulam com a possibilidade de que o presidente chileno possa ter algum problema neurológico.

Os tics nervosos de Piñera são conhecidos no Chile, e inclusive lembrados por muitos humoristas que o satirizam, mas algumas fontes de meios locais, ligadas ao Palácio de La Moneda, afirmam que têm se intensificado desde o começo da revolta social no país, em outubro de 2019, situação que não melhorou a partir da pandemia e da piora dos números do coronavírus no país, a partir de maio. Durante todo este período, o presidente tem evitado aparições em público.

Diante dessa situação, alguns parlamentares da oposição, 3 parlamentares da oposição já enviaram ao Congresso um pedido de revisão de saúde do presidente.

Um deles é o senador Juan Ignacio Latorre, da Frente Ampla. “Sou profissional da saúde mental, e como tal falo como tal, e não como político opositor, com toda a seriedade possível, que acredito que, por sua própria saúde, seria importante que o presidente passasse por uma revisão médica”, comentou Latorre.

O vídeo do presidente chileno também despertou comparações com o caso da chanceler alemã Angela Merkel, que apareceu em pelo menos 3 vídeos em público também com espasmos incontroláveis. Meses depois, ela anunciou que não concorrerá ao seu quinto mandato consecutivo, nas eleições que ocorrerão no país em 2021.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum