Vox Populi: Dilma lidera e venceria no primeiro turno em 2014

Segundo pesquisa, presidenta tem ampla vantagem sobre adversários em todos os cenários

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Escrito en POLÍTICA el

Presidenta tem ampla vantagem sobre adversários em todos os cenários apresentados pela pesquisa de intenção de votos

Da Redação

[caption id="attachment_30492" align="alignleft" width="300"] Pesquisa aponta vitória no primeiro turno de Dilma em 2014 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)[/caption]

Nesta sexta-feira, 6, a revista Carta Capital divulgou uma pesquisa de intenção de votos para a eleição presidencial de 2014. O levantamento, realizado pelo instituto Vox Populi, aponta que a presidenta Dilma Rousseff venceria a eleição no primeiro turno em todos os cenários pesquisados.

No cenário que hoje se mostra mais provável, a petista aparece com 38% das intenções de voto, seguida por Marina Silva (Rede), com 19%; Aécio Neves (PSDB), com 13%; e por Eduardo Campos (PSB), com 4%. Nesta simulação, os votos brancos e nulos somariam 15%. Já 11% dos entrevistados não souberam responder. Se fossem computados somente os votos válidos, Dilma seria reeleita já no primeiro turno.

Trocando Aécio Neves por José Serra como candidato do PSDB, o paulista alcança 18% e fica empatado com Marina Silva neste cenário. Em outro cenário, o ministro do STF, Joaquim Borbosa, alcançaria 11% das intenções de voto, empatando com Aécio no terceiro lugar, com seis pontos percentuais a menos que Marina Silva e 25 a menos que a presidenta Dilma Rousseff.

Simulando um cenário com José Serra sendo candidato fora do PSDB, Dilma teria 36% das intenções de voto, Marina 16%, Serra 15%, Aécio 11%, e Eduardo Campos 11%.

Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, 47% dos entrevistados afirmaram ainda não saber em quem votarão em 2014. Outros 17% disseram que vão votar em Dilma; 12% citaram o nome do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva; Aécio Neves e José Serra foram citados por 3% cada; e Marina Silva teve seu nome lembrado por 2% dos entrevistados.