Fórum Educação
30 de março de 2020, 20h04

Washington Post publica artigo em defesa do impeachment de Bolsonaro

Texto é assinado pela antropóloga brasileira Rosana Pinheiro-Machado, professora na Universidade de Bath, no Reino Unido

(Foto: Reprodução)

O jornal Washington Post, um dos mais influentes dos Estados Unidos, publicou um artigo que defende o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Com o título “Bolsonaro está colocando o Brasil em risco. Ele deve ser retirado”, o texto é assinado pela antropóloga brasileira Rosana Pinheiro-Machado, professora na Universidade de Bath, no Reino Unido.

Pinheiro-Machado aponta a falta de capacidade de Bolsonaro para governar e o sue comportamento irresponsável em meia a pandemia de coronavírus.

“Enquanto o novo coronavírus se espalha no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro demonstrou uma incapacidade alarmante de governar o país, minando a pandemia e os esforços para proteger e salvar vidas. E como resultado de seu comportamento irresponsável e divisivo, ele jogou o Brasil em uma profunda crise. Ele deve ser removido do cargo”, diz trecho do artigo.

A antropóloga também destaca que a participação do presidente em atos públicos de seus apoiadores, contrariando as recomendações de especialistas em saúde.

“E ele ignorou as recomendações para praticar o distanciamento social depois que membros de sua própria equipe deram positivo para o vírus. É claro que Bolsonaro abandonou seu dever de proteger a população”, afirma.

Pinheiro-Machado conclui argumentando que: “O impeachment pode ser um processo político e jurídico difícil. (Os brasileiros há muito tempo viveram um processo politizado e injusto contra Dilma Rousseff que chegou a um golpe.) Mas o caso contra Bolsonaro é à prova de balas. Hoje ele representa uma ameaça existencial. Deve haver profunda articulação política e legitimidade social para realizar sua remoção, e uma transição deve ser cuidadosamente planejada.”

O artigo está disponível na versão online do Washington Post.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags