Fórum Educação
20 de janeiro de 2020, 21h02

Weintraub diz que Enem foi o melhor de todos e repórter do JN rebate: “Não foi”

Reportagem do Jornal Nacional desta segunda-feira detonou o ministro da Educação

Bolsonaro e Weintraub (Foto: Foto: Gabriel Jabur/MEC)

O Jornal Nacional, da Rede Globo, não poupou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao reportar os problemas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A imprecisão das informações dadas pelo governo Federal foi bastante criticada na edição desta segunda-feira (20) do telejornal.

Logo após exibir fala dita por Weintraub na sexta-feira dizendo que o Enem de 2019 foi o “melhor de todos os tempos”, a repórter do JN, Zileide Silva, foi direta e disse: “Não foi”. O chefe do MEC fez a declaração logo que as notas da prova foram reveladas.

A partir daí, a reportagem mostrou que enquanto diversos estudantes começavam a reclamar que as notas estariam trocadas, o ministro tentava minimizar o problema, dizendo que menos de 0,1% dos que fizeram a prova foram afetados – cerca de 6 mil estudantes.

“De novo minimizou”, foi o que disse a repórter ao exibir uma declaração dada por Weintraub nesta segunda-feira, quando tentou explicar o processo da máquina de impressão que teria gerado a confusão na correção.

Segundo o INEP, 5954 candidatos foram afetados e tiveram as notas corrigidas nesta segunda-feira. Levantamento do Estado de S. Paulo aponta que mais de 60 mil estudantes reclamaram que as notas estariam trocadas e pediram recorreção da prova.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum